Na Moscou do início do século XIX, Natasha é uma bela jovem pertencente à aristocrática família Rostov. Pierre Bezukhov é um pacifista amigo da família. Natasha sente uma atração por Pierre, mas este entra num casamento sem amor com sua sensual prima, a princesa Hélène.
Quando sua mulher se envolve com outro homem, Pierre se bate em duelo. Mesmo sobrevivendo ao mesmo, Hélène o abandona.
O príncipe Andrei Bolkonsky, um oficial militar amigo de Pierre, segue para a Áustria a fim de se juntar às forças do Gen. Kutuzov, num esforço para derrotar o exército de Napoleão, mas acaba prisioneiro quando da batalha de Austerlitz. Após a assinatura do armistício, é libertado, voltando à Rússia.
Durante uma caçada a raposas, Natasha conhece Andrei. Mais tarde, eles dançam e se sentem atraídos um pelo outro. Entretanto, não aceitando o romance dos dois, o pai de Andrei faz com que ele viaje para a Polônia, numa missão diplomática.
Natasha assiste a uma ópera, onde conhece Anatole, irmão da princesa Hélène. Embora Natasha não saiba, Anatole é um libertino, casado. O envolvimento entre os dois logo termina.
Em 1812, à frente de um grande exército, Napoleão invade a Rússia. Na batalha de Borodino, Andrei é gravemente ferido. As tropas russas decidem não defender Moscou. Natasha e sua família fogem, deixando para trás tudo o que possuem.
Nesse meio tempo, Pierre pretende assassinar Napoleão, mas termina prisioneiro dos soldados franceses. Entretanto, com a chegada de um inverno rigoroso, as tropas napoleônicas se vêem obrigadas a bater em retirada, quando milhares de soldados morrem.
Ao conseguir escapar da prisão, Pierre retorna à Moscou onde, finalmente, ele e Natasha vão poder ficar juntos. Direção de King Vidor e no elenco Henry Fonda, Audrey Hepburn, Mel Ferrer, Vittorio Gassman, John Mills, Herbert Lom, Anita Ekberg, Barry Jones, Jeremy Brett, Oscar Homolka, Helmut Dantine.
Críticas:
Baseado numa obra-prima do famoso escritor Leon Tolstoi, "Guerra e Paz" é um excelente filme. Realizada pelo cineasta King Vidor, essa super produção épica preenche todos os quesitos de um grande filme: um bom roteiro, uma consistente direção, uma magnífica trilha sonora, uma belíssima fotografia, além de interpretações marcantes de um elenco de primeira grandeza, onde sobressaem as atuações de Audrey Hepburn, Henry Fonda, Mel Ferrer e Oskar Homolka.
"Guerra e Paz" apresenta momentos maravilhosos, dentre os quais encontram-se várias cenas das batalhas.
Trailer:
Fonte:www.65anosdecinema.pro.br
"Guerra e Paz" é um dos melhores filmes que já vi na vida. No quesito épico, possivelmente é o melhor.
Forte, consistente, e extremamente bem executado, vale ser visto e revisto.
Uma adaptação para o cinema ultra-bem feita de um clássico.
E, claro, as interpretações são magníficas: Henry Fonda, Mel Ferrer, e nossa divina Audrey Hepburn.
bjs :*